Nova Diretoria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio tem participação do Diretor da Fundação Faespe

12/11/20

Por unanimidade, Fernando Peregrino foi reeleito na noite desta quarta-feira (11) à presidência do CONFIES (Conselho Nacional Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica), para o biênio 2021-2022. Diretor da Fundação da Coppetec de apoio a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Peregrino está à frente da instituição desde 2018.

Foi eleito como vice-presidente o professor e pesquisador Antonio Fernando Queiroz, diretor Executivo da FAPEX – Fundação de Apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Peregrino avalia os próximos desafios à frente da instituição em prol do desenvolvimento científico e tecnológico nacional. “Daremos continuidade à luta contra a burocracia que solapa as bases do Marco Legal”, disse. Segundo ele, parte da burocracia pública se rebelou contra a flexibilidade que o Marco legal trouxe. O medo domina a máquina pública.”

O processo eleitoral aconteceu na noite desta quarta-feira (11/11) na Assembleia Geral Ordinária do Conselho, uma das atividades do 3º Congresso Nacional das Fundações de Apoio que este ano acontece pela plataforma digital em razão da pandemia Covid-19.

CENTRO-OESTE

A Diretoria do Conselho Nacional, além do Presidente e Vice, possui um diretor e um suplente em cada umas das 5 regiões do país. O Diretor da Fundação Faespe, Técnico da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Valter Danzer, integrará a Diretoria do Conselho Nacional na Suplência da Região Centro-Oeste.

Nos últimos 3 anos à frente da Fundação Faespe, já foram gerenciados projetos da Unemat com 23 prefeituras do estado de Mato Grosso,  Poder Judiciário, instituições de economia mista e empresas privadas, além de instituições internacionais na Suécia, Reino Unido e Inglaterra.

As Fundações de Apoio tem a finalidade de apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, auxiliando na gestão administrativa e financeira e prestação de contas.

Fonte: Assessoria Confies.org.br